Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Projeto de Integração do Rio São Francisco

 

A ENGEVIX Engenharia e Projetos S.A. atua, desde janeiro de 2013, na Supervisão, Apoio Técnico e Controle Tecnológico do Trecho I do Projeto de Integração do Rio São Francisco na Supervisão da maior obra de infraestrutura hídrica do país.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco é um empreendimento de significado histórico que promoverá o desenvolvimento social e econômico do nordeste brasileiro, garantindo segurança hídrica a 12 milhões de pessoas desta região, cuja maior característica é a escassez crônica de água. Segundo dados do Ministério da Integração Nacional, a disponibilidade atual por habitante ao ano é em média 450 m³/hab/ano. Essa oferta hídrica é bem inferior a considerada como ideal pela Organização das Nações Unidades (ONU) que é de 1500 m³/hab/ano.

Diante dessa realidade, o projeto irá interligar a bacia hidrográfica do rio São Francisco, que apresenta relativa abundância de água, cerca de 1850 m³/s de vazão, com as bacias do semiárido setentrional.

O escopo junto ao Ministério da Integração Nacional é realizar a Supervisão do Trecho I, sendo este o trecho principal do Eixo Norte do Projeto de Integração do São Francisco. São 140 quilômetros de canais, reservatórios, aquedutos, túneis e tubulações. Este trecho se desenvolve basicamente no Estado de Pernambuco, com término no Reservatório de Jati, já no Estado do Ceará.